CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS IV


 

ACQF - QUESTÃO ENEM

 

Uma dimensão da flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.

KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA,

 C. S.; PRONI, M. W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo dirigido.

 Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE ,2008 (adaptado).

 

A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o

 


prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração.
crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada.
privilégio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos.
declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos.
aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho.

 

ACQF

 

A Lei Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional . SISAN, por meio do qual o poder público com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

 

Sobre o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, segundo esta Lei, é CORRETO afirmar:

 


O conceito de Segurança alimentar afirma que é necessário o combate à concentração fundiária, à automação agrícola, aos interesses do grande capital agroindustrial que se concentram na produção agrícola para a exportação, assinalando a tendência de subordinação do setor rural ao modelo agroexportador provocando, entre outras consequências, a falta de diversificação na produção de alimentos básicos para a população.
O conceito de Segurança alimentar inclui a determina a adoção de medidas protecionistas em todo o território nacional brasileiro para o controle da taxa de exportação de alimentos, a fim de que o comércio nacional seja abastecido com produtos em quantidade e qualidade suficientes ao perfil de consumidor que se deseja para a população do país.
O conceito de Segurança alimentar inclui o incentivo à prática de medidas que permitem o controle de qualquer agente que, em contato com o alimento, promova risco à saúde do consumidor ou coloque em risco a sua integridade física, ou seja, é a garantia de qualidade do produto desde o campo até a mesa do consumidor é dever do Estado.
O conceito de Segurança alimentar inclui a necessidade de combater a precariedade das condições sociais no Brasil que é consequência do modelo econômico, que aumenta a densidade de capital com menor geração de empregos, gerando um excedente de força de trabalho que não tem chance de participar na divisão da renda nacional. agravando a fome e a miséria, tanto no setor urbano como no rural.
O conceito de Segurança alimentar considera que é direito de todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.  

 

ACQF

Avalie as asserções a seguir.

 

Intimamente relacionada à vigilância à saúde e a um movimento de crítica à medicalização do setor, a promoção de saúde supõe uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes.

 

PORQUE

 

Dessa forma, a promoção da saúde aponta para a necessidade de se construírem políticas saudáveis; de se criarem ambientes favoráveis à saúde das pessoas, ao lado do desenvolvimento de habilidades pessoais e do reforço da ação comunitária

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.

 

ACQF

 

O projeto de uma sociedade sustentável está na construção de uma sustentabilidade democrática no país, reivindicando e fazendo com que as camadas populares se tornem sujeitos políticos de seu ambiente material, territorial, social, econômico e ambiental. A sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, distribuição equitativa das riquezas e condições dignas de desenvolvimento. (ACSERALD E LEROY; 1999; In TAVARES, 2005).

 

Com base na leitura do artigo de TAVARES (2005) sobre políticas públicas de desenvolvimento sustentável, e nos seus estudos sobre o tema assinale a afirmativa CORRETA que aponta apenas características de uma sociedade sustentável: 

 


Harmonia com a natureza.  Natureza constituída por seres vivos com direito à vida, independentemente do seu valor de uso. Soluções adaptadas a cada situação e ecossistema.
Descentralização/pequena escala. Estruturas democráticas/participação social/igualdade. Objetivos materiais/crescimento econômico.
Autoritarismo/estruturas repressivas/desigualdade. Recursos naturais ilimitados. Descentralização/pequena escala. Meio ambiente como recurso.
Harmonia com a natureza. Recursos finitos. Soluções baseadas exclusivamente na tecnologia avançada/consumismo.  
Domínio sobre a natureza. Objetivos não materiais/sustentabilidade ecológica, centralização/grande escala. Recursos naturais ilimitados.

 

ACQF

 

QUESTÃO ENEM

 

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo. ”

(CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em mai. 2019 (adaptado).

 

A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a:

 

 


Refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.
Fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para uso em seres humanos.
Legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução humana e animal.
Legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais do planeta.
Relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e errado, de bem e mal.
Páginas: 12345678910